Digite abaixo o termo que você quer buscar

Notícias

Estudantes do 4º Ano A e B participam de roteiro que simula a rota migratória do Papagaio Charão
Os estudantes do 4º ano A e B, acompanhados da Professora de Ciências, Júlia Wentz dos Santos, participaram de um Roteiro Pedagógico que simula a rota migratória do papagaio charão, desenvolvido pelo Projeto Charão, na UPF - Campus Carazinho.

Um dos objetivos do Componente Curricular de Ciências é a capacidade de o estudante conectar os assuntos e atividades trabalhados em sala de aula com o mundo, compreendendo as relações que existem entre os diferentes seres vivos. 
No 4º Ano, um dos objetos de conhecimento trabalhados é a importância dos frutos e sementes para a reprodução das plantas e a relação dos animais no processo de dispersão das sementes. 

Visando à interação entre teoria e prática, os estudantes do 4º ano A e B, acompanhados da Professora de Ciências, Júlia Wentz dos Santos, participaram de um Roteiro Pedagógico que simula a rota migratória do papagaio charão, desenvolvido pelo Projeto Charão, na UPF - Campus Carazinho. A atividade foi coordenada pelos professores da UPF Jaime Martinez e Nêmora Prestes e pela extensionista do Projeto, Maria Eduarda. 

O papagaio charão, Amazona pretrei, é a única espécie de papagaio do Brasil que realiza, nos meses de abril a julho, migração em busca de alimento, deslocando-se do Rio Grande do Sul, local de reprodução do papagaio, até Santa Catarina, local onde encontra pinhões como fonte de alimento.

Durante o roteiro, os estudantes foram instigados a refletir sobre as relações ecológicas das quais o Papagaio Charão faz parte, especialmente a sua relação com diferentes frutos e sementes ao longo da vida, compreendendo a importância da preservação dessa espécie para a manutenção de outras, como é o caso da araucária, árvore nativa da nossa região e que possui uma estreita relação com o papagaio.

Desenvolvido por